
.
.
Agricultura com potássio verde para um mundo sustentável

Impacto da tecnologia Arka 4.0
O impacto esperado da implementação da nova tecnologia desenvolvida pela ARKA AMBIENTAL representa uma mudança radical na forma como a vinhaça é percebida dentro do processo de produção, causando uma reestruturação de todo o sistema de manuseio da vinhaça e fertilização.
​
A tecnologia ARKA 4.0 cessa com a obrigatoriedade de depositar todo potássio na mesma lavoura e a dinâmica passa a ser, ao contrário, aplicar o mínimo possível necessário.
Quanto menos você aplicar, mais lucro terá com o excedente que será vendido, trazendo nova receita para a indústria.
​
​​
(a) Fertilizante em excesso
(b) Fertilizante necessário para próprio uso
Atualmente, o Potássio é desperdiçado ao ser aplicado em doses excessivas via fertirrigação. O impacto inicialmente estimado é a utilização de aproximadamente 60% do Potássio contido na vinhaça para venda externa.
"Quanto menos você aplica, mais pode ser vendido e maior é o lucro da indústria".
Além disso, a indústria é obrigada a depositar toda a sua vinhaça no campo. Essa operação é estressante e dispendiosa, requerendo supervisão constante para adaptar o fluxo de vinhaça a critérios e procedimentos de armazenamento, transporte e aplicação.
Alinhado ao conceito de inovação crítica, dentro do mapa estratégico MCTIC 2020-2030 (de produção de conhecimento e riqueza para o Brasil e contribuição para a qualidade de vida dos brasileiros), o projeto inseriu diversos objetivos:
-
Aumentar a autonomia nacional para atender às demandas de Potássio, atualmente importado na forma de cloreto de potássio, do Canadá (32%), Rússia (26%), Bielorrússia (18%) e Israel (11%), agravando essa dependência com a atual crise russa, que aumentou o valor do Potássio em 300%.
-
Além de reduzir a dependência do setor de açúcar e álcool em Potássio em 100%, gera um excedente que pode ser negociado nos mercados nacional e internacional.


Conheça-nos
A tecnologia sustentável patenteada Arka 4.0 muda o paradigma para a vinhaça, produzindo um fertilizante líquido e armazenável que pode ser personalizado para cada tipo de cultura. O fertilizante desenvolvido possibilita projetar as quantidades apropriadas de insumo agrícola pelos preceitos da Agricultura de Precisão (AP), permitindo que sejam aplicados nos lugares certos e nas quantidades exigidas pela cultura.
Além disso, o processo gera energia verde e água industrial.
​
Dessa forma, o sistema proporciona a preservação ambiental, eliminando a contaminação do solo e da água em áreas produtivas, reduzindo custos e aumentando a produtividade no campo, ajudando assim as empresas a atingirem os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas.
​
Sua engenharia é modular e totalmente automatizada, garantindo a otimização tanto do espaço quanto do processo.

Tecnologia Arka 4.0 para o Tratamento da Vinhaça
Resultados
Vantagens competitivas no mercado surgem à medida que elimina numerosas tarefas adicionais, resultando em redução de custos e uma melhor preservação de ativos, terras agrícolas e áreas de cultivo. Isso evita degradação e perdas na produção.
Benefícios financeiros, provenientes da receita da venda de energia, fertilizante, e das economias que a empresa terá ao eliminar a necessidade de transportar vinhaça para o campo, resultam em economias anuais com o gerenciamento da vinhaça.
O ônus do gerenciamento da vinhaça chega ao fim porque o processo ARKA 4.0 rompe com a atual obrigação seja in natura ou no campo, e elimina completamente o gerenciamento ambiental, transferindo a responsabilidade pelo controle do processo do órgão ambiental para o Ministério da Agricultura.
Outra mudança que ocorre é a abertura de uma nova cadeia produtiva com a capacidade de movimentar US$ 15,2 bilhões. Este mercado já existe e está pronto para absorver a demanda por novos projetos.